É normal do cérebro humano criar imagens para ideias abstratas, embora muita gente ache esse assunto viajante e evite falar disso. Não estou falando de imaginar um braço quebrando correntes quando se fala de liberdade ou libertação por exemplo, mas de cores e formas, curvas e ângulos, volumes e configurações, para sentimentos, números, fonemas, momentos, e por aí vai.
Tenho um amigo que discute comigo vez ou outra qual a cor do 8. Pra mim, todo número é preto, mas as vogais têm cores distintas no meu cérebro. Tentei aproximar ao máximo as formas e as cores que visualizo para as vogais na imagem abaixo. O resultado me leva à conclusão lógica de que isso é memória do Jardim da Infância.
Na minha cabeça é perfeitamente lógico essa sequência de cores.
Tenho também um diagrama visual para o tempo, que obviamente é uma linha, como acredito que deve ser na cabeça de todo mundo. (Se alguém vê diferente disso, me diga, que eu quero saber e ver também.) De certo modo me intriga a forma como construí minha linha do tempo e por isso quero apresentar aqui. Se alguém quiser se aventurar a desenhar a sua também, eu estou disposto a conhecer pra fazer uma comparação e tentar fazer uma análise. Lá vai:
Curioso, não? Por que o 1º século na vertical? Por que os 900 anos seguintes na horizontal? Por que razão apenas a década de 1980 em todo o 2º milênio fica na horizontal? Se imagino o momento original, por que não visualizo o colapso final (ou a volta de Cristo)?
Mais interessante e mais difícil de representar é o ciclo dos meses do ano. Vamos tentar:
Talvez fosse melhor representar o ciclo numa linha fechada, mas teríamos o problema das distâncias irrregulares entre os meses. Imagine então uma mola espiral.
Bom, se tem utilidade estudar isso, eu não sei. Mas é no mínimo curioso. E satisfaz bem o interesse do público desse blog (eu).
Reconheço que deveria saber mais a respeito, já que minha formação superior é em design (elemento que falta nesse blog). Vou conversar com minha psicóloga pra ver se ela tem algunma dica científica a dar.
1- preto
ResponderExcluir2- amarelo
3- azul
4- laranja
5- verde
7- amarelo de novo
8- roxo escuro
9- preto
10- vermelho
Infelizmente não consigo abstrair a tal ponto...
ResponderExcluirMas acho que isso é uma espécie de sinestesia.
Onde misturamos os sentidos para compreender alguma coisa.
bom o meu '8' é:
ResponderExcluirAmarelo
laranja
verde
azul
roxo e
preto
Todas essas cores pra um só número?
ResponderExcluirCores??
ResponderExcluironde???
Linha do tempo??
pra que??
que viagem!!!