Páginas

18 de fev. de 2010

Calendário do Som


Ano passado encontrei na biblioteca da faculdade o livro Calendário do Som, de Hermeto Paschoal. Uma proposta muito interessante, conforme li na introdução escrita por ele mesmo:

Um belo dia Hermeto começou a ouvir vozes que diziam: "Hermeto, escreve uma música por dia!", ao que ele retrucou: "Mas eu já faço uma música por dia". "Eu falei pra ESCREVER e não pra fazer!". Foi aí que ele produziu a obra daquele livro: uma música para cada dia do ano, para comemorar o aniversário de todas as pessoas do planeta, começando pelo dia do aniversário dele mesmo.

Abri o livro no meio e — pasme! — cada partitura ocupava uma página inteira, feita com CANETINHA HIDROCOR azul, com uma caligrafia digna de Hermeto Paschoal (para imaginar a caligrafia, lembre-se que ele toca chaleira como se fosse trompete!). E mais: em cada partitura tinha em algum momento um desenho de um passarinho...

Como bom leitor de partitura que eu não sou, tentei solfejar uma música numa página qualquer e imaginar a cifra ao mesmo tempo. Trabalho em vão, longe de qualquer instrumento musical como eu estava. Mas eu adorei a proposta. Uma música por dia! Por que não? Se eu fizer isso também, com toda certeza vou amadurecer meu lado criador!

Acontece que eu não sou o Hermeto Paschoal, o que implica que eu não tenho o tempo que ele tem pra compôr. Mas quem sabe, uma música por semana? Ou por mês...

Meio é minha primeira composição nesse projeto. Se for apenas uma por mês, esta é a de fevereiro. Na verdade ela é um projeto antigo de uns 3 ou 4 anos atrás que havia sido interrompida no 4º compasso. Agora ela chega a 8 compassos! É o fim? Talvez não, já que fica no ar, num estado de tensão, justificando o título (embora o sentido de "meio" que eu pensei seja outro, mas deixa pra lá).

Bem, ficarei feliz se a cada 30 dias eu puder compor um discurso de 8 compasssos, ou pelo menos completar uma ideia antiga inacabada. Muito bom pra quem surfa sem prancha!

Abaixo está a partitura de Meio e o áudio. Não deixe de ouvir, são apenas 29 segundos de música. Mas por favor, desconsidere a execução. É do próprio software de partitura. Não sou eu tocando violão. (Talvez fosse pior...)




Por último, um vídeo do Hermeto falando do livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário