Páginas

24 de mar. de 2010

História das Copas do Mundo Antigo - Egito 72 d.C



"A Copa do Mundo é um presente do Egito", citou o historiador esportivo Heródoto a respeito desta copa de proporções faraônicas: 8 equipes advindas dos 4 cantos do Mediterrâneo celebraram em Alexandria a festa de abertura que deveria mostrar ao mundo a grandeza da cultura egípcia, mas que na verdade apenas reforçou a decadência de uma sociedade presa a seu passado de glórias. E pela primeira vez em copas do mundo, quatro equipes voltariam vivas para casa.



Curiosidades sobre esta copa
- As confederações nacionais como conhecemos hoje se formariam pela primeira vez para uma copa do mundo a partir do torneio de 1212 em Portugal.
- A favorita seleção de Israel abdicou da vaga na copa, desustruturada por causa da tomada de Jerusalém em 70 d.C.
- O decadente império persa, apesar de seu passado glorioso, não conseguiu passar da primeira fase, sofrendo a histórica goleada de 7 a 0 contra os cipriotas e a consequente degola.
- A vitória de Roma sobre a seleção gaulesa na final deu-se de virada, na disputa dos pênaltis, após uma conturbada prorrogação quando Sidanix, craque da Gália foi expulso após uma cabeçada do romano Materasus.
- Esta copa inaugurou a Vita Lex que estabelecia a degola apenas das equipes eliminadas na primeira fase e não mais de todas as derrotadas.
- Embora sendo uma das favoritas para essa copa, a equipe de Társis não obteve êxito. Metade da equipe titular foi vítima de um cardume de grandes peixes durante um naufrágio no Mediterrâneo enquanto iam ao Egito. Conta a lenda que a principal divindade de Társis teria lhes negado autorização a participarem da Copa.

Um comentário: