Páginas

24 de mar. de 2010

Qual é a cor do 8?


É normal do cérebro humano criar imagens para ideias abstratas, embora muita gente ache esse assunto viajante e evite falar disso. Não estou falando de imaginar um braço quebrando correntes quando se fala de liberdade ou libertação por exemplo, mas de cores e formas, curvas e ângulos, volumes e configurações, para sentimentos, números, fonemas, momentos, e por aí vai.

Tenho um amigo que discute comigo vez ou outra qual a cor do 8. Pra mim, todo número é preto, mas as vogais têm cores distintas no meu cérebro. Tentei aproximar ao máximo as formas e as cores que visualizo para as vogais na imagem abaixo. O resultado me leva à conclusão lógica de que isso é memória do Jardim da Infância.


Na minha cabeça é perfeitamente lógico essa sequência de cores.

Tenho também um diagrama visual para o tempo, que obviamente é uma linha, como acredito que deve ser na cabeça de todo mundo. (Se alguém vê diferente disso, me diga, que eu quero saber e ver também.) De certo modo me intriga a forma como construí minha linha do tempo e por isso quero apresentar aqui. Se alguém quiser se aventurar a desenhar a sua também, eu estou disposto a conhecer pra fazer uma comparação e tentar fazer uma análise. Lá vai:



Curioso, não? Por que o 1º século na vertical? Por que os 900 anos seguintes na horizontal? Por que razão apenas a década de 1980 em todo o 2º milênio fica na horizontal? Se imagino o momento original, por que não visualizo o colapso final (ou a volta de Cristo)?

Mais interessante e mais difícil de representar é o ciclo dos meses do ano. Vamos tentar:


Talvez fosse melhor representar o ciclo numa linha fechada, mas teríamos o problema das distâncias irrregulares entre os meses. Imagine então uma mola espiral.

Bom, se tem utilidade estudar isso, eu não sei. Mas é no mínimo curioso. E satisfaz bem o interesse do público desse blog (eu).

Reconheço que deveria saber mais a respeito, já que minha formação superior é em design (elemento que falta nesse blog). Vou conversar com minha psicóloga pra ver se ela tem algunma dica científica a dar.

5 comentários:

  1. 1- preto
    2- amarelo
    3- azul
    4- laranja
    5- verde
    7- amarelo de novo
    8- roxo escuro
    9- preto
    10- vermelho

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não consigo abstrair a tal ponto...
    Mas acho que isso é uma espécie de sinestesia.
    Onde misturamos os sentidos para compreender alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. bom o meu '8' é:

    Amarelo
    laranja
    verde
    azul
    roxo e
    preto

    ResponderExcluir
  4. Cores??
    onde???
    Linha do tempo??
    pra que??
    que viagem!!!

    ResponderExcluir